quarta-feira, 10 de novembro de 2010

" Direito a esclarecimento "

Às vezes perguntam-me, ao jeito de fãs de episódio de Têvê em que eu devo figurar como algum fantasma engraçado... onde é que eu vou buscar a criatividade.
A criatividade seja ela ordinária , inteligente ou perspicaz trabalha-se .
Fazer rir não é propriamente assim tão fácil como aumentar o IVA em 24horas e rir da conformidade, dizendo para nos aguentarmos se não levamos com o FBI (gente que investiga como é que temos um buraco tão grande e quem foram os cabrões responsáveis ).Salvos sejamos.O FMI é uma espécie de AMI mas sem alcofa . O FMI é o chamado fundo que evoca ( Faz Mazé Isto ) que te mando ou levas cacetadas e cortamos-te a torneira ó Portugalmente .
Evitar mossas também é criatividade .Ou seja sou criativa porque sou portuguesa Lol.
Nunca fiz nenhum curso de escrita e português na escola era um martírio de armas e barões apontados às minhas têmporas.Tinhas dificuldades severas porque manipulava as orações todas : sujeitos eram os da mercearia , predicados só pensava naquilo que jesus dizia " o verbo fez-se carne " e os complementos directos eram castigos menores, graças a Deus que os meus pais sempre tiveram uma paciência para a minha lérdice .Nunca ninguém percebia que era a disléxia que me lixava . Alguém génio " Doutor Alves da Cunha " pôs fim a anos de angústia , falta de atenção e tédio cada vez que me sentava à secretária .Isto tinha eu 21 anos. A minha vida mudou , consegui ler o primeiro livro completo , sem me distraír com um mosquito ou alguém a puxar um autoclismo .
Apartir daí comecei a ter boas notas na faculdade , a organizar o pensamento como qualquer ser humano julgo eu, com algum sucesso .
Autodidacta , agarrei-me aos dicionários de sinónimos e antónimos e ao vulgaris dicionário e comecei a escrever e a ler .Entre isto ia fazendo palavras cruzadas para estimular a memória e a concentração . Resultado ,tenho dias em que me saem tubérculos pelo nariz e outros em que escrevo uma frase de obra prima . Estou a avançar o meu livro e antes de terminar esta crónica gostava de partilhar algum conhecimento com todos vós :


arrebenta - punhadas -» brigão
simum -» vento
carpidor -» aquele que lamenta ou se lastima
ahotas-»certamente ,ousadamente , afoitamente
bifronte -» volúvel , falso , desleal
pitança-»acepipe, pensão,mesada,esmola

expressões brasileiras da gíria ou calão

defecar - amarrar o gato
anûs - anel de carne
bordel - » pensão de mulheres , casa de recurso
nádegas - » amassadores de sofá
tesão -» cueca engomada


O meu gigante obrigada a todos os que me acompanham !!!!
Blessings

Sem comentários:

Enviar um comentário