sexta-feira, 2 de julho de 2010

" A minha avó Materna"

Adoro cercar-me de árvores e pólen no jardim atrás da minha casa . A maratona é genuína .Pego na minha avô depois de atravessar a rua e preparo-me para guardar anotações a lápis na sugestão, de que, o que ela diz será erguido diante do tempo como uma muralha .A minha avó é analfabeta e com ela aprendo as coisas mais bonitas que alguma vez ouvi no empenho da realidade vivida ,à mistura com a ficção provincial .Hoje falava-me do programa da Julinha , preocupada nos seus 83 anos de bagagem, sempre com uma posição admirável a vida inteira . Admirável porque além de recta e de costas alegres é atenciosa ao coração e quando me agarra a mão ferve-me afecto nem que seja a puxar-me para qualquer ideia. A questão hoje vertia graça e eu tinha de fingir seriedade .Péssima actriz ria-me de canto de boca . Ela a olhar-me a rir-se com os olhos também no ar sisudo de atenção que perpassava . Ao que parece a Julinha hoje tinha convidado um tal Angelo" Futurista" que garantia que oMundo ia acabar . A minha avó :


- Ó filhinha o homem dizia que o Mundo ia acabar para breve e a Júlia ria-se para não assustar os milhões de pessoas que assistem ao programa .


e eu num riso macabro


- Ó avó mas em que dia é que isso ta previsto acontecer , que a malta na véspera vai comer caracóis e beber copázios de caneca alta ?


(via-lhe a placa aos zigue za
gues num riso de menina pequena )


ela
e esse Senhor disse que os Pais devem amar os filhos e os Filhos amar os pais , amén para aqui evangelho para ali e eu



- e será que os netos podem bater nos avós ?


não se aguentou , tossia de tanto rir e eu só lhe dizia


-Ou te portas bem ou vais para o Lar :D


na ânsia de que eu não vá primeiro que ela, dado , me encontrar uma lata de conserva , ao lado de sardinha fresca .


Fiquei a saber onde é que são os ninhos das melgas no jardim , a hora a que picam e dormem , a conhecer as velhotas de quem ela tem pena por andarem de bengala , enquanto ela se porta e nota como se tivesse 60 anos .Dorzinha aqui pega-se no copinho ali . Sorridente , ateima num duelo de caracóis , ou num gelado que já sei " é aquele " e toma lá o papel para deitares no lixo em casa .

- Reza a Deus que em Novembro vai haver uma catástrofe e eu fico a achar que ou o IVA vai subir ou o Sócrates foge de vez num barquinho amarelo de borracha e a malta na tristeza pede aos golfinhos do Tejo que lhe empanem a embarcação sem rodeios ou palreios de aviso . É contra ordenação e desordem . Vá-de Retro , qual metro homem .
A crise é danada mas a minha avó é uma felizarda .Ela reza muito . Será que devo começar a ganhar o gosto em ir á igreja, sem por vezes deplorar o domingo ??Em pequena ia e não me safava da berraria na obrigação da Cerelaczinha . E se rezava ... em Japonês mas sentia-se qualquer gosto .eu rezava e dizia

À- - men tás feito se não me amparas . Como eu era má . Agora pelo menos não ameaço ninguém , mas também ainda não sou rica . O que é de palerma . Ao menos que o vil chegue antes do fim do Mundo ...Mas o fim do Mundo ainda não chegou ? É que eu com o dia de hoje retratado no jornal, tinha ideia que o fim de qualquer coisa estava para breve . Há fome e o ministro pede poupança, quando o IVA sobe e o subsídio de desemprego desce .O ministro sabe o que é uma bofa ?É a entrada de um sulco de pêra acompanhado de um sopapo à Cais do Sodré. Sobremesa arroto a tremoço e cueca virada do avesso sem rasgar o elástico .


Se viva sem estas notícias ... vivia e era bem diferente no que toca ao sentido crítico !

Sem comentários:

Enviar um comentário