sexta-feira, 18 de maio de 2012

"Leitura "

Estou a ler o livro " Embaixada a Calígula " da Grande Agustina Bessa Luís .Estou a adorar .E então decidi escrever umas ideias sobre a tirania para ver se alguém  ao lê-la , sente o impacto da obra . O livro retrata bem essa alma papalva, assustada, quase humana que vive onde sobrenada o susto .

" Do fraco alcance dos tiranos "

Todo o homem tirano  não é despegado .
Parece que quer acertar no céu ao lançar um tiro para o ar .E o objectivo é esse alcançar a hierarquia dos nossos valores , a começar na solidariedade e a reduzi-la lentamente à cautela , até nos tocar nos ares da terra , no redutor código de desespero que não é mais do que um sintoma de fraqueza em qualquer ser que reconhece o que lhe é elementar.
Não vou calcular a maior probabilidade desta distância quando encurtada, atentando ao fracasso. Mas tenho a certeza de que dos analfabetos se pode esperar , por jogarem o reverso , porque , da dor das palavras que desconhecem , que não torturam um ditador , este sabe que, não perde o trono se alguém verberar da boca ditongos , mas que cai de imediato se lhe embrutecerem um conflito com os olhos vivos.E uma visão viva é escandalosa.Por isso a visão não é a do que lê mas a do que a alcança ao peito , através do cansaço que dá, corriji-la com técnicas rurais .

Graça Noutra Gente ( in livro das ideias delicadas )

Sem comentários:

Enviar um comentário