sábado, 23 de outubro de 2010

" A fome de hoje é o júbilo de muitos amanhã "

Ontem andei pelo DocLisboa , entrei com uma amiga minha e à volta via olhadelas e conversas de pseudo-entendidos em imensas coisas e algumas vozes de quase nada .Coisas de Tugas que até parecia que interessavam . Sentámo-nos a horas e devo confessar que ADOREI o filme . " The Forgotten Space " era mais um apelo ao que os poderes do capitalismo conseguem escravizar . EUA , China e todo um sub-mundo de ossos de fome , caras escavacadas a negro ,sem hipótese de singrar sequer pela palavra , vivem na calosidade de buracos horríveis de suportar a consumos frenéticos e ainda mais tristes associados a uma saciação de momento de posse , sem dó de tal sensação . Claro que me empolguei , são temas destes que me roem as unhas dos pés .
É repugnante mas a fome de hoje não dá para muita coisa :
uma maçã ao almoço uma sopinha da associação , uma ruga vincada para a noite no espelho apanhado do lixo e no dia seguinte volta-se aos papos secos .
um cigarro a esfumar-se pela cara do homem ...
( a medo lá fui espreitar se os sacos de plástico estavam compostos )

-Ó amigo precisa de alguma coisinha ?

-(Uma barba a respirar afecto , afastava os pêlos da cara ao virar de soslaio ),obrigada menina para hoje tenho tudo .

(ai Sagres gritava ele )

eu a pensar em fórmulas para ver se lhe tirava o Algarve da ideia ... rídicula nas 9.30 da manhã enquanto a frágil inteligência ainda me dormia na cama .


( ai Sagres o que me apetecia brincar com a tua carica , cantarolava a rir )


e pronto acabei por ir saciar-lhe o desejo da terreola de Sagres metida numa mini ...


abre caricas no bolso do casaco lá abri as duas garrafas , como se estivessemos num pôr do Sol magnífico .

-Podemos fazer um choque de garrafas ?

- Claro que sim , disse eu , porque sabia que aquele momento , para ele era de uma alegria breve .
Fiz-lhe a vontade de me sentar ao seu lado e de falarmos sobre muita coisa . Aprendi tanto hoje de manhã . Comovem-me as conversas decentes . Por isso é que não ligo a Têvê , eu com um discurso do Sócrates além de ouvir falar sobre merda , não filtro a merda a sair com alguma pompa .

( murmúrios a dizerem em inglês o Socras só sabe Apple , Cat , Pencil )


( o que me apetecia pegar numa maçã e atirá-la a esse cão para registar o momento num bloco de notas )

era um alegria breve e podia ser que o metesse a gritar com a mesma intensidade do Senhor que encontrei hoje na rua .

talvez ele aprendesse qualquer coisa e comovido decidisse mudar , talvez , mas creio que essa gente gosta é de enfardar seja com maças , insultos ou uma carga de malha daquelas com cana que deixam marcas escavacadas no corpo .


Bom fim de semana !

Sem comentários:

Enviar um comentário