domingo, 15 de agosto de 2010

" Terra Prometida "

Gosto de ir à província 3 ou 4 dias, mais, fico ataraxiosa do intestino , com sono às nove da noite para além de vir trocadíssima do equilíbrio(síndrome de postura deficiente) ,com ausências tremendas do espaço real e uma disléxia gigante (obrigada ao Cerebelo) , parecendo eu, que inventei um novo e nojento desacordo ortográfico ) por causa do colchão que é macio como o papel Renova. Gosto de sentir que às vezes quando me apetece ir à terreola, baixo-me à humildade de suportar taberneiros com cheiros a rolha e velhotas fustigadas por buços no horizonte a dizerem adeus às freiras que aparecem das Valsas.
Gosto de aparar a relva de duas quintas e distorcer o sabor do tomate citadino , trocando-o pelo tomate coração de bói , amaquinado biologicamente na terra da minha avó .
Deliro a ver coelhos saltitões entremeados numa súbita pancada de comoção lembrando-me sempre do meu falecido coelho anão que eu levá-va à rua com a trela , como se fosse um Touro de arena .Levo coices de mula sempre que vejo um louva - Deus a orar na savana e não lhe arranjo um Santuário de caniços , construído pela mão das rabanadas de vento e nichos irritantes de formigas ( peludas e voadoras como nunca vi )acampadas naquelas estâncias , no Verão .
Desato a rir quando fico a saber , que , em 3dias já estava prometida a 3 jovens saloios de barba rija .
Aborrece-me entrar num restaurante e não ter pena dos emigrantes franceses,( parolos até mais não) de boca aberta a moerem entre os coentros :

- " João Piérre vem cá à mãe "

enquanto que eu penso " Deus é grande " por os Franceses puros não os apelidarem de outros ultrajes mais abrutalhados , querendo eles estabelecerem-se nalgum quadro de honra do algodão onde branco mais branco não há , refufugiados em detergentes de donas de casa e operários das sanitas alheias, enfeitados em pulseiras e brinquinhos CR7 e elas mini saias dos Manolos inscritas com letras by Luisinha Vintage ao invés do dito Louis Vuitton .
Nestes 4 dias tive tempo para confirmar que o Vergílio Ferreira é mesmo o verniz da literatura( a inspiração e afecto) do meu António Lobo Antunes .As recorrentes flutuações , as vozes sonâmbulas e ausentes da escama , a fragmentação dos textos entremeados em atenção , fastio e desavença lógica , são provas suficientes disso . Devo recomendar com gula "Para Sempre " do V.F , uma autêntica benção que nos remete para a grandiosidade das associações que fazemos através da memória .
Antes de ontem ter ido ajavardar copos no bairro até ficar sem noção do nascer do Sol, confesso que adquiri a coragem para admitir que: os resíduos exactos dos nossos sonhos são um encontro com o nada e que mais vale contrafazer a presença de alguém a ouvi-la pasmar no nosso sonambulismo .

Saudades de tanta gente com quem não estive nestas férias entre Sul e Norte .Estou de volta. Amo todos e amo quem tem aparecido na minha vida .. ontem parecia que tinha mel no copo que erguia no bairro.
Nota-(momento de beatice ) Cumpri a minha promessa... pus velas por 40 pessoas e o Santuário de Fátima acendeu-se só comigo . Foi Lindo o momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário