sexta-feira, 27 de agosto de 2010

" Afinal estou safa"

Ando feliz por dentro . Afinal a disléxia é um Dom . Albert Einstein , Walt Disney , Agatha Christie , Roosevelt e Pablo Picasso eram disléxicos . A disléxia é um dom precioso se for acarinhado . Graças a Deus que os meus pais sempre aturaram o meu " atraso mental " com doçura e compreensão .Na primária tinha uma dificuldade louca em resolver problemas simples, na altura, em escudos, que me afrontavam e faziam sentir diferente e deplorar contas nas mercearias . Lembro-me que apesar de razoável nos ditados tinha uma dificuldade de elefante a ler um livro , organizar na cabeça a história(daquelas simples em que o burrito come o pinto e o final é tudo menos feliz ) , percebe-la e orquestrá-la em palavras à professora. Era péssima em concentração e um mosquito era capaz de me entusiasmar durante horas .Lembro-me que a minha melhor amiga era um anjo , uma barra a tudo , solidária à base de gomas , limões verdes e laranjas, afecto , sorrisos e jogos da bola , soltava da boca sem enganos praticamente tudo . Baixinho dizia :

- Ó Diana falta-te o di no nome , meteste o meu nome parva .A Ana safava-me de tudo. Eu ria-me como se não fosse uma tansinha mas apenas distraída.Já ai descomplexificava os complexos.
À Ana Rita , que desde os 17 anos que não vejo , onde quer que estejas , fiz a primária com o teu cérebro, obrigada minha jóia . Desenrrasquei-me entretanto sem ti e agora só preciso de ajuda para uma tese de final de curso . Posso-te ligar para o mesmo número ?Os meus Obrigadinhassss!

Entretanto na faculdade tinha outra amiga Ana a gerir-me a agenda,os apontamentos e a esperar por mim todos os dias no Marquês de Pombal , porque só ela é que percebia desses encontros certeiros com o metro que pretendiamos.Eu sozinha fazia crochet , trocava a linha amarela pela vermelha , metia-me na azul e chegava a casa com um casaco Agatha Ruiz de la Prada furiosa e sem rendimento .
À Ana Justino , ó mulher tiraste-me rugas das costelas , eras tão organizada e exigente comigo que hoje em dia cada vez que estamos juntas ,quase que me comovo com o auxílio estrutrurante que me incutiste , sendo que, eu, como moeda de troca te mudava as rabugeiras matinais com palavras imbecis que tu gargalhavas e escrevia com mestria e despacho para tu em casa estudares os apontamentos ,enquanto me desenhavas coisas que não posso dizer, nas folhas soltas que levava.
No Secundário tinha a Rita em malabarismos para que eu não levasse 1 a Português . A disléxia piorára e eu não conseguia fazer nada .Complementos para aqui e para ali , sujeitos a um subentendido reduzido menos a vermelho .A sentir-me uma nigga Cabo Verdeana, a falarem-me numa vergonha por desprezo à lingua Mãe . 10 , 11 e 12 -º anos , a Antonela nutria um respeito de genialidade por mim e achava que os meus oscilantes 10,5 - 11 a português eram porque a mulher não me percebia.Exame nacional de Português 16, 5(após estranheza de tanta mestria peço revisão de prova a ver se não se tinham enganado com a pessoa em questão ).Notinha de rodapé - " Esta aluna é brilhante , com uma fluidez de vocabulário muito acima da média , só não teve 20 avlores por falta de aplicação nas matérias desenvolvidas, contudo dado o discurso e a transposição das palavras de forma afunilada junto à margem direita , estamos perante um caso de disléxia avançada que convem ser acompanhado de forma à aluna poder progredir ainda mais sem qualquer tipo prejuízo futuro ao nível da motivação para a aprendizagem " Ámen , esta mulher foi Deus na terra e o Diabo longe , no ano seguinte entrei na faculdade e fui ao Médico . Disléxia diagnosticada , juntamente com um problema de equilíbrio ao nível do sistema nervoso central , óculos prismados e vamos embora para a frente que eu afinal sei umas cenas . Em 2009 escrevo ao Lobo Antunes e o Senhor chora-me como um cordeirinho ao telefone, depois do assistente dizer que ele me queria conhecer . Que se foda a gramática e todas as leis impostas que a malta quer é cambalacho e criatividade . Tenho dito desde então , aguentem-se os que me estimam.

Sem comentários:

Enviar um comentário