sábado, 13 de fevereiro de 2010

" Vacilantes almas sem pé "

Vacilante alma sem pé : O Cajó , homem num síndrome de cinderela das ocasiões, beiço afável , verso de menino de riacho Brasileiro , atitude de oferta . Silenciados estares do passado , imagino-o de chinelo no pé , odor carioca , sujo do País , favela com a revolta e as aflições caladas junto ao pão e ao corpo de pasta que estremece num empurrão , onde as baratas reagem às pisadelas humanas . A recriar-se naquilo , vacilante , atormentado , Papai cedeu , vivia ele a infância de algema no dedo .
A pele do rosto cresceu e o Samba fez a vida , eventualmente violada , por um pacote de arroz prometido ,ao piscar o olho , a travestidas jeitosas num afago de erupção .A vida brasileira era terrível e o Cajó embarcou para Portugal na convicção de que a letra do poema não era só desgraça .
A Mãe faleceu há uns anos , não sei quê e lá ia , devagar ... os cancros geralmente demoram uma eternidade .
Penteia donzelas faz 20 anos este ano , envelheceu como os heróis , o Batman , o Super Homem , asas de cinquentão .


- Oi Grandão , dizia ele ao homem do café

( mas o Grandão , por vezes Gigante desfalece )


Parece que tem algemas nas mãos , mas não fez nada , trabalhou , arranjou Dondoca , facilitou pelintra , enlouqueceu bicha faminta . Saudades da putice que lhe esgotava os sábados , na despensa a cozinhar para os amigos do " Povo Legau ". O povo legau? Sequer existe?


À dias vejo o Cajó na tasca , cerveja de lágrimas como um bébe sem colo . Estava-se a cagar por fora , num sorriso bebido terno , mas , sabendo eu , que morria por dentro .O Cajó foi despedido do salão onde trabalhava , a conhecida justificação dos tempos duros num talão desbotado , parte da velhaca da Dona , que desde 2005 não lhe pagava a segurança social .

Conclusão : O Cajó não tem emprego , não pode renovar a legalização porque na segurança social dizem que deve 6000euros , os tais 6000 euros que a cabra da Patroa meteu ao bolso , numa lucidez de pessoa . O Cajó não rouba e também não se prostitui porque putas como a que apanhou há muitas . E agora???????
Nos 4 cabeleireiros a que foi não o empregam porque não gostam de falar sobre preconceitos bichas ainda por cima , fora de prazo .
O Cajó mata-se ? Ressuscita a família ?
Quantos Cajós existem no Mundo enquanto muita gente desce o estore e furiosa atira : " Olhó Maricas "


Tocou ? Isto somos nós os portuguesinhos que escalaram tanta fronteira e agora manifestam que a liberdade também tem fronteiras .um beijo e despertares mais felizes por vir !

Sem comentários:

Enviar um comentário