segunda-feira, 23 de novembro de 2015

" Uma perspectiva tão frutuosa "

"(...) - O problema, senhor Elahi, não é Deus. O universo resume-se a uma prova da inexistência de Deus. Olhe à sua volta e veja o deserto. São os homens que tomam conta das nossas vidas. Já reparou que entre os animais é o líder que vai combater com o líder rival? Os animais não mandam os peões para debaixo dos cavalos. No reino animal, os líderes são os primeiros. Se nós fizéssemos o mesmo, os conflitos seriam substancialmente diferentes. E o mesmo princípio não seria aplicado apenas em casos de guerra, senhor Elahi, mas também em todas as vertentes da sociedade. Em todas, sem qualquer excepção. Mas o problema é que o povo é um girassol: volta-se para onde brilha a luz, de forma automática, sem razão, sem discernimento. É assim o povo com os seus líderes. Somos todos uns girassóis. Se ao menos exsudássemos óleo, ainda dava para fritar batatas. Por isso, não me fale em Deus, que eu nunca o vi a lutar por ninguém. E eu já não tenho dezasseis anos, nem cabelo para deixar crescer. O que eu sei é que o mundo está virado do avesso e não se consegue fazer nada. Somos todos culpados. Uns mais e outros menos. (...)" Afonso Cruz, in "Para onde vão os guarda-chuvas"

Sem comentários:

Enviar um comentário