domingo, 4 de março de 2012

" Agustinaaa ..."

Li à dias uma entrevista gentilmente cedida pelo marido e a filha da escritora à revista Ler e fiquei muito feliz por saber , que , afinal aquilo que se especulava era meia mentira .A parte da verdade condiz com o último romance que efectivamente escreveu " A Ronda da Noite " publicado em 2006 , apartir daí sofreu um AVC e foi forçada a deixar de escrever . Está lúcida , de vez em quando articula umas frases a brincar e continua a conseguir dominar com fluência outras línguas . Tem uma rejeição total pelos livros , sendo que lhe percebo o assombro de coração por ter consciência da diminuição que lhe caiu em cima. Sofre uma espécie de bolor relativamente ao curso às vezes estranho da vida. Tem uma obra publicada em 72 livros e a família garante que não sabe ao certo quantos mais livros vivem escondidos... números redondos a obra desta génia deve rondar os 100 livros . Agustina que atingirá os 90 anos em Outubro , desmancha qualquer ser humano com a voracidade que escreveu tão estrondosamente bem e rápido a uma média de um livro por ano , isto porque acredito que aos 3 anos , pensava como não muitos aos 30 ou 40 .
Resumindo , guardo desta Senhora uma fotografia na Feira do Livro , precisamente de 2006 , ainda tão sóbria e sarcástica e vários autógrafos nos 5 livros que levei . Cheguei a dizer-lhe que gostaria de escrever : - " Se escreveres tão bem , quanto essa carinha laroca e sorridente , uma força te abrará os braços " , lembro-me que olhei o horizonte para não descascar o semblante .
Hoje tenho pena de não ter trocado correspodência com ela.Sinto uma grande lacuna , no meu port-fólio , mas tentarei emendá-la , embora que aquém , com aqueles que também considero os génios da minha cabeça e são alguns !Gente que na maioria ninguém sabe quem são .
Saúdinha para os meus dois mais lindos que de tão soberbos me choram as razões : Agustina Bessa-Luis e António Lobo Antunes ,Muito Obrigada e bençãos !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário